Skip to content

Carta aberta ao Governador Geraldo Alckmin: na calada da noite, a tropa de choque invade Pinheirinho

23 de Janeiro de 2012

BRAZIL/

Foto: Roosevelt Cassio/Reuters

Ao Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin:

Caro Governador, eu como cidadã de São Paulo estou indignada com a violência empregada na pela PM da qual o Sr. é responsável durante a desocupação do Pinheirinho.

É inacreditável que o senhor tenha feito a desocupação violenta de madrugada, na calada da noite de um domingo deixando os moradores na rua.

Homens, mulheres, adolescentes e até crianças foram surpreendidos e jogados ao léu, sem nenhuma opção de moradia´.

Durante vários dias acompanhei a situação dos moradores de Pinheirinho, se trata de uma ocupação antiga de um terreno do que pertence à massa falida da empresa Selecta S/A, do empresário libanês Naji Nahas.

Naji Nahas responsável pela quebra da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em 1989. Nahas tomava emprestado de bancos e aplicava na bolsa, fazendo negócios consigo mesmo por meio de laranjas e corretores, inflando as cotações. Ante grandes valorizações de ações, os bancos pararam de lhe emprestar, causando quebra em cascata na bolsa do Rio. As acusações contra Nahas passam por desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro.

O deputado federal Protógenes Queiroz informou que a área é de interesse da União, que pretendia, através do Ministério das Cidades, lhe dar destinação social.

Provavelmente, garantir a posse a cerca de dez mil pessoas que viviam ali, muitos há mais de 20 anos!

Portanto, Governador, a  posse daquela área tem origem num crime hediondo, uma chacina. Moravam ali, num casarão, uma família alemã, toda a família foi assassinada, nunca se soube quem mandou matar. Na época prenderam três menores, mas não os mandantes. O então governador de São Paulo, Paulo Egydio mandou desapropriar a área, pois a família não tinha  descendentes no Brasil.

Achei  realmente estranho, o Sr. Governador  desapropriar uma área que é sua?! E pior, ter um comprador para área que pertence ao Estado de São Paulo.  O senhor por acaso vendou uma área pública para o setor privado?

Detalhe: a área deve valer uns R$ 200 milhões.

Então travou-se uma batalha judicial, onde os bandidos de togas de São Paulo suspeitos de enriquecimento ilegal  deram aval a desastrosa ocupação.

A Justiça Federal não permitiu que a PM de São Paulo devolvesse a “propriedade” a Naji Nah, mas o bandidos de togas da Justiça de São Paulo entenderam que deveriam devolver a Nahas o que Nahas diz que comprou.

Houve um conflito de competência, a decisão de desocupação da área  foi arbitrada, num plantão, na calada da noite, pelo presidente do STJ, Ministro Pargendler. E é claro que a União iria recorrer, mas o Sr. Governador que vendeu uma área pública resolveu não esperar e mandou bala na população!

Afinal, a União poderia recorrer e tomar a terra de volta e devolver a terra para quem é de direito: ao povo brasileiro e mais especificamente aos moradores do Pinheirinho.

O senhor fez uma manobra de má-fé do Governador , pois de um lado negociava, com os parlamentares, de outro, determinava a desapropriação da área, em uma ação em conjunto com a Justiça de São Paulo.

O senador Eduardo Suplicy (PT) e o deputado federal Ivan Valente (Psol-SP) estavam dialogando com o senhor, com o prefeito Eduardo Cury (PSDB) e com proprietário da área, para achar uma solução negociada. O próprio dono da área já havia concordado em aguardar mais 15 dias.

Então porque a violência? Porque o senhor não esperou? Porque não negociou com essas famílias?

As  6.000 pessoas moravam em Pinheiro não são aventureiros, não são invasores forçando a barra para conseguir imóveis para futura negociação. São famílias que se estabeleceram ao longo de anos, criando uma comunidade com velhos, crianças, mulheres, mães e pais de família, que levantaram suas casas em regime de mutirão, firmaram-se nos seus empregos, colocaram suas crianças nas escolas, criaram uma comunidade sem nenhuma ajuda do poder público.

O senhor preferiu então enviar 2.000 policiais militares para invadir o bairro do Pinheirinho em helicópteros e até blindados, jogando bombas contra mulheres e crianças, há denúncias ainda não confirmadas de até sete mortos e número ainda incerto de feridos, sendo boa parte mulheres (algumas grávidas) e crianças.

As imagens não me deixam mentir, são elas que vão deixar mais essa mancha no seu governo: mulheres correndo com crianças no colo em meio as bombas e chamas.

Suas mãos, Governador, estão manchadas de sangue, sangue dos professores, dos estudantes, dos usuários de crack e agora dos moradores do Pinheiro.

Selene Gallucci Sidney

Cidadã de São Paulo e indignada com política e polícia do Governo do Estado de São Paulo

11 comentários leave one →
  1. 23 de Janeiro de 2012 12:10

    Reblogged this on Labasoche's Blog and commented:
    Parece incrível mesmo…

  2. 23 de Janeiro de 2012 12:27

    Parabéns Selene, realmente a especulação imobiliária é desumano e seu especuladores capitalistas, covardes e os governantes “Tucanos do PSDB” e outros partidos políticos que recebem dinheiros de empresas privadas, corruptos, sem falar da justiça. Como diz o povo: A justiça foi feita para os ricos e a injustiça para os pobres. Pois sabemos que isto não acontece apenas em SP, mas, no Brasil e no mundo capitalista. Aqui em Pirapora MG onde morro é do mesmo jeito e o nosso governador Antônio Anastasia, também é do PSDB e trata os trabalhadores da mesma forma, é só lembrar a greve dos professores do estado. Ass. Aldiério Indignado.

  3. adeodato permalink
    26 de Maio de 2012 9:34

    gostei muito deste seu protesto. estes políticos nao tem coraçao. eles tem é uma pedra no peito. eles nao gostam de pobres. pobres para eles é lixo. esta açao criminosa que o governador de sao paulo cometeu contra crianças mulheres velhos faz agente desanimar de votar. porque quando esles querem nosso voto, prometem tudo abraça as pessoas, mas la dentro do cérebro deles ja eatá tudo programado as maldades que eles vao fazer com o povo. mas deus nao dorme eles pagarao pela justiça de deus.

  4. adeodato permalink
    26 de Maio de 2012 10:03

    eu tomei um certa antipatia de político, que nao gosto nem de falar este nome. vou contar um exemplo que aconteceu em belo horizonte. como a justiça de deus nao falha. a alguns anos passados um prefeito resolveu acabar com os perueiros. fez uma verdadeira guerra contra os perueiros. colocou um batalhao de policiais nas ruas prenderam todas as vans peruas e todo veículo que era considerado clandestino. pessoas que tinham comprado as vans a prestaçao, alguns se suicidaram e muitos pais de família ficaram em situaçao degradante, com os veículos presos, e devendo, e sem condiçao de dar o sustento a família. o prefeito era muito radical, e nao fazia acordo. tinha várias formas de resolver o problema, colocando estes perueiros em regioes que nao tem Ônibus. assim todos continuavam trabalhando e com organisaçao. mas ele preferiu prender todos os carros, e os motoristas nao tiveram condiçao de resgata-los, e assim perderam os veículos. depois de pouco tempo este tal prefeito sofreu uma doença, que o levou para a cadeira de rodas, e depois a morte. ele nao foi radical com deus porque mereceu este sofrimento, para faze-lo pensar que a justiça dos homens falha. mas a justiça de deus nao falha já mais.

  5. ROSIMEIRE BORGES DA SILVA permalink
    30 de Maio de 2012 10:20

    AO SENHOR GOVERNADOR GERALDO ALKIMIM ESTOU COM UM PROBLEMA E SÓ O SENHOR GOVERNADOR PODE ME AJUDAR EM 2008 EU ESTAVA TRABALHANDO PELO ESTADO NA LEI 500 NA ESCOLA ESTADUAL LEILA SABINO MAIS FIQUEI DOENTE E TIVE QUE ME AFASTAR PELO INSS NÃO SEI DE QUEM FOI O ERRO SE FOI DA ESCOLA OU DO ESTADO QUE CONTINUOU A DEPOSITAR MAIS 4 MESES DO MEU PAGAMENTO COMO EU TINHA EMPRESTIMO FOI DESCONTADO AGORA EU ME ENCONTRO DESEMPREGADA NÃO POSSO PRESTAR CONCURSO PUBLICO E PRECISO PAGAR MINHA DIVIDA COM O ESTADO POIS TUDO ESTA SENDO DISCONTADO DE MIM NOTA FISCAL PAULISTA PASEP E FIS UMA CIRURGIA A UM MES E NÃO CONSIGO NEM EMPREGO SENHOR GOVERNADOR PRECISO DE SUA AJUDA SE EU VOLTASSE A TRABALHAR NA ESCOLA EU PODERIA PARCELAR MINHA DIVIDA EPAGAR POIS EU PRECISO MUITO PAGAR O ESTADO NÃO QUERO FICAR DEVENDO SOU UMA PESSOA HONESTA SENHOR GOVERNADOR MEU HEMAIL É rosiborsil@hotmail.com fico no aguardo muito obrigada desde já atenciosamente ROSIMEIRE

  6. joaomane6969@hotmail.com permalink
    9 de Novembro de 2012 21:47

    governador, geraldo alckimin , seu banana tome uma providencia , quanto acituação de são paulo , q está nas mãos dos bandidos , chega de fala muito, e tome vergonha na sua cara e faça algo , governador , banana!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • joaomane6969@hotmail.com permalink
      9 de Novembro de 2012 21:58

      GOVERNADOR , VAMOS FALA A LINGUAGEM , DO POVO, O SENHOR FALANDO E UM NOJO ,FALA FILOSOFANDO , NOS POVÃO PRECISAMOS DE UM GOVERNADO NÃO DE UM CABEÇA DE GRILO , GOVERNADO BANANA , SAI TOCA , A CIDADE ESTÁ UM CAUS , NAS MÃOS DOS BANDIDOS ,AS CRIANÇAS PASSAM DE ANO NA ESCOLA SEM SABE LER OU ESCREVE, FAÇA ALGO POR RESTE ESTADO SEU BANANA, CAGÃO !!!

      • joaomane6969@hotmail.com permalink
        9 de Novembro de 2012 22:24

        ESPERO , Q ALGUM MEIO D IMPRENSA VEJA ESTES MEUS COMENTARIOS, E MOSTRE P/ O GOVERNADO GERALDO ALCKIMIN , CABEÇA D GRILO , GOVERNADOR , VCS ENTRA AI NOS CARGOS E METE AS MÃOS , NO DINHEIRO DO POVOE NÃO FAZEM NADA, GENTE VAMOS ACORDA , VAMOS TIRA ESSES CARAS Q SÓ ROUBAM A POPULAÇÃO, C/ OS NOSSOS TRIBUTOS FICAM RICOS, TEM SEGURANÇAS 24 HORAS, CASAS VIAGENS ,CARRÕES , MORDOMIAS ECT, RAÇA DO CARALHO , VC CARO LEITOR Q VAI LER ISTO UM DIA, ACEITARIA CONTRATA ALGUEM P/TRABALHA P/ VC, E ELA GANHA + Q VC GANHA, E AINDA ELA DORMI NA SUA CASA E VC DO LADO D FORA, SENDO Q E VC Q VAI PAGA LA , E ISSO Q ESSES POLITICOS VAGABUNDOS FAZEM C/ O POVO, ECT ACORDA GOVERNADOR BANANA , E KASAB SUA BICHONA , OLHA SÓ NA MÃO DE QUEM ESTÁ SÃO PAULO!!!!!!!!!!!!!!!

  7. joaomane6969@hotmail.com permalink
    9 de Novembro de 2012 22:45

    GOVERNADOR , ALKIMIN , QUANTAS PESSOAS ++++++ PRECISAM MORRE P/ O GOVERNADOR BANANA A GIR , SE NÃO COMPETENTE , PEDE P/ SAI SEUS CAGÕES , DEVEM ESTÁ CERCADOS DE SEGURANÇAS / NOSSO DINHEIRO E O POVO SÓ LEVANDO FUMO , GOVERNADOR CABEÇA DE GRILO SE NÃO RESOLVE NADA PEDE P/ SAI, +++ ACHO Q NÃO VAI FAZER ISSO, A FINAL ESTES CARGOS ROLA MUITO DINHEIRO, E ISTO E UM PRATO CHEIO P/ VC E O KASSAB BICHONA , Q SÓ FEZ LEIS P/ ROUBA +++ O POVO EX: ESPEÇA VEICULA ECT

  8. Baltazar barbosa Carneiro permalink
    12 de Setembro de 2014 16:41

    Excelentíssimo Senhor Doutor Geraldo Alckmin, Digníssimo Governador do Estado de São Paulo
    Meu nome é Baltazar B.Carneiro.
    Estou passando por um sério problema, ou seja, tenho um filho chamado Cristiano Machado Carneiro, o qual, a partir dos seus 18 anos de idade, começou a cometer delitos, os quais o levaram para a cadeia várias vezes. Nunca matou ninguém, nem cometeu estupro, nada disso. O que mais fez foi tentar roubar e consequentemente foi para a cadeia várias vezes. Em uma das vezes que ele saiu temporariamente para passar alguns dias com a família, saiu para roubar e foi pego novamente. O pior de tudo é que usou a identidade do irmão Alexandre Machado Carneiro , pois segundo ele(Cristiano), a polícia o ameaçou dizendo que ele iria morrer se já tivesse passagem pela polícia. Como ele ficou amedrontado, temendo pela sua vida, deu o nome do irmão, que nunca teve condenação alguma, o qual não bebe, não fuma e é frequentador de uma igreja evangélica.
    Acontece que, o Alexandre, em 04 de fevereiro de 2014, foi a um Poupa tempo tirar um documento e o prenderam alegando que ele era fugitivo, sendo que está preso até o dia de hoje. Contratei uma advogada, já em fevereiro/2014, que está no caso, porém não consegue tirá-lo da cadeia, alegando que, o Processo está em andamento e que temos que esperar. É muito difícil, estar preso, juntamente com pessoas condenadas, vivendo de uma forma degradante, como o Senhor mesmo sabe sobre as cadeias brasileiras. Isto tudo me leva a crer que o Alexandre, que é inocente e está preso, poderá ter o seu comportamento alterado, mesmo porque já foi castigado lá dentro por 60 dias, sem poder receber visitas nem ajuda materiais, por motivos inexistentes. Eu digo por motivos inexistentes porque uma filha minha foi visitá-lo e foi chamada a uma sala para a revista de praxe, ela e outra moça(desconhecida). As agentes penitenciárias encontraram uma papelzinho com um pouco de maconha no chão e levaram as duas para a Delegacia de polícia de Franco da Rocha, porém o Delegado de polícia dispensaram as duas: minha filha e a outra desconhecida. O Delegado disse que a quantia de entorpecente era irrisória. Daí colocaram o Alexandre no castigo. Segundo informações ele ficou 60 dias sem receber visitas nem os chamados jumbos que as família levam para os seus parentes presos. O tratamento que ele teve no castigo seria semelhante a castigos aplicados a presos terroristas. Veja bem; o Alexandre além de estar preso indevidamente por culpa do irmão, ainda é castigado por culpa sei lá de quem. Quem jogou aquele papelote no chão? Se as agentes penitenciárias não viram quem foi, porque castigar uma pessoa que já está sendo castigada? Aí eu pergunto; por quanto tempo ele ficará preso, sem dever nada, simplesmente esperando a boa vontade da justiça brasileira?
    Eu sei que o Cristiano vai ser ainda mais prejudicado por ter mentido e condenando o próprio irmão. Porém, em minha opinião um inocente não deve pagar por um crime que não cometeu.
    No dia 04 de Agosto de 2014, fez 06 meses que o Alexandre está preso e está sendo tratado como se fosse um bandido, ou mesmo um terrorista. Jamais alguém pode ficar preso sem estar devidamente condenado e sem provas. O Senhor concorda comigo? Eu não entendo como a justiça pode deixar duas pessoas presas, sendo que apenas uma é a culpada e a pessoa que é inocente ser tratada como se fosse a culpada. O Alexandre, que é inocente, está preso em Franco da Rocha(P2) e o Cristiano que usou o nome do irmão está preso em Bauru. Eu, como qualquer pai, estou desesperado sem saber o que fazer. A advogada não liga para mim, e quando eu ligo ela diz que está indo ao Fórum e a resposta que ela sempre passa para mim é sempre a mesma, ou seja, é o que está escrito na VEC(Processo 880471). Se é para consultar a VEC, eu mesmo poderia fazê-lo.
    O Senhor poderia me ajudar? Por favor! Se eu estou desesperado, imagine o Alexandre que é inocente, sendo que, por culpa do irmão, está pagando pelo que não cometeu.
    O Alexandre continua preso até hoje(12/09/2014). Dia 04/09/2014 fez 07 meses de sua prisão. Ele já perdeu aproximadamente uns 8 kilos e está muito transtornado pensando que está tudo acabado.
    Eu estou perdido, contratei outro advogado há quase 03 meses e parece que tudo vai do mesmo jeito, ou seja não fazem nada para soltar o meu filho Alexandre. Para mim, que estou em liberdade, esperar é muito cômodo, porém para o Alexandre pode ser uma eternidade de sofrimento.
    Eu preciso que alguém, que possa falar com o Juiz para saber porque não libertam o Alexandre, pois os advogados parecem que não estão muito preocupados. Até parece que entrou lá na cadeia todo mundo é igual. O Alexandre está sofrendo muito e pior ainda, junto com bandidos perigosos e em péssimas condições. Eu entendo perfeitamente que, quem errou tem que pagar, mas quem é inocente não pode ficar preso. Tenho certeza que se fosse um filho de uma pessoa importante ele já estaria na rua no mesmo dia em que foi preso e ainda teria processado o Estado por tamanho erro.
    Peço, por favor, Sr. Governador, a sua ajuda para que interceda no sentido de saber porque não libertam o meu filho(Alexandre) que está preso por culpa do irmão que usou a sua identidade.
    Já passei e-mail para O MP, Corregedoria, Direitos Humanos de São Paulo, Direitos Humanos de Brasília, OAB, Senador Suplicy e ninguém faz nada! Não sei porque!
    Agora, para piorar a situação mandaram o processo do Alexandre para Campinas. Segundo informações que tive fizeram isso para desafogar Franco da Rocha, porém o Alexandre continua preso em Franco da Rocha(Penitenciária 2).
    Peço
    Atenciosamente
    Baltazar Barbosa Carneiro(11-2799-9833)

  9. rosimara_@live.com permalink
    7 de Junho de 2015 10:46

    Excelentíssimo senhor Geraldo Alckmin, digníssimo governador do estado de São paulo. Meu nome é RIMARA de souza ZANUTTO e Lucas TADEU ZANUTTO. temos uma causa ganha contra a fundação casa desde 2007 e ate hoje não saiu dos cálculos vocêis foram rápidos para fazerem a cagada na época e agora para pagar essa demora para mim isso e coisa de caloteiro vocêis estão acostumados a cometerem seus erros e querem que o povo paguem por eles para mim isso e incapacidade e acho que esta cansado de receber esses elogios já tá esta rico de o lugar para quem quer trabalhar realmente em prol da população caloteiro .EU ROSIMARA estou passando por uma série de problemas ou seja o senhor me deixou desempregada trabalho na etec há 6 anos de vigilante no polo também precisa de vigia não só na sedes o senhor não sabe o caus que vai virar porque o pessoal da escola onde é implantado a etec não vão ficar abrindo portas para os alunos da etec eles já falaram ou então vai o senhor la abrir as portas.senhor só ta pensando em você não em minha família mas deus vai dar o que você merece espera e veras porque o senhor ta brincando com o povo de deus. e agora como vai ficar minha situação senhor vai ágar minhas contas com vou sustentar meus filhos.o senhor faz isso porque tem tudo e não sabe o que é passar dificuldade.Espero ter uma resposta

Deixe uma Resposta

