Skip to content

Conteúdo colaborativo e censura na web

8 de Fevereiro de 2011

Por AmigaDaDilma

Quando decidi entrar em portais de conteúdo colaborativo, descobri surpresa, que há censura entre os moderadores.

Desde que comecei a escrever para jornais e portais da internet, nunca em minha vida, fui censurada como aconteceu quando decidi participar de portais colaborativos.

Há algumas semanas venho tentando participar desses tipos de portais, que se denominam agregadores de conteúdo.

A iniciativa parece interessante, pois você pode divulgar seus textos para um número maior de pessoas, o que achei bem legal e resolvi experimentar.

Participei de duas experiências que me surpreenderam pelo simples motivo da censura por parte de moderadores que administram tais portais.

Na primeira fui simplesmente banida do portal, que se fiz progressista, sem a menor explicação por parte do administrador. Fiquei irritada e fui cobrar explicações, afinal, o que eu havia feito de errado?

Cobrei o moderador pelo twitter e este respondeu que eu esperasse, pois iria me explicar pelo fórum. Aguardei um, dois dias e nada de resposta. Afinal, se ele me baniu sabia qual era o motivo, só não entendi porque não recebi um e-mail me avisando o que havia acontecido.

Fiquei preocupada e escrevi uma mensagem no fórum para que me respondesse mais rapidamente.

A minha surpresa foi a resposta do moderador. Que eu havia publicado um texto de denúncia anônima e com o mesmo assunto de outra pessoa, minha irmã, que também estava cadastrada no tal portal. Aleguei que o texto não era uma denúncia e sim artigo/opinião e que estava corretamente creditado. Sim, estava creditado.

Detalhe, eu trabalho no PIG e sou jornalista de longa data. Para escrever sobre política uso um pseudônimo, pois tenho medo que sofrer perseguição dos meus patrões por conta disso, e só quem trabalha em redação sabe como é, infelizmente, tenho que usar o anonimato para me expressar. Por incrível que pareça o PIG vive clamando por liberdade de expressão, porém persegue jornalistas que não compartilham com seus ideais.

Quando me cadastrei no tal portal, coloquei meu e-mail pessoal no cadastro, mas para ter acesso usei um pseudônimo, o que é normal na internet. Inclusive, muitos colegas de redação também fazem, até aí nada demais.

Por isso, o primeiro texto sobre política que publiquei no portal usei meu pseudônimo, igual ao do cadastro, mas no segundo assinei com o meu nome verdadeiro colocando o link para o blog no qual participo. Participo de vários blogs sobre os mais diversos temas e assuntos.

Para minha surpresa que o moderador entendeu que o texto não era meu e me acusou no fórum que eu estava sendo mal intencionada. Pois, estava distribuindo minha senha para outra pessoa. Ele publicou isso no fórum e outras pessoas começaram a me acusar.

Porém, eu não podia me identificar, pois o fórum é público e fiquei com medo de descobrirem a minha identidade. O que poderia ser bem ruim e até perder meu emprego.

Mas ele sabia quem eu era, pois era só olhar o e-mail de cadastro ou entrar em contato comigo que logo poderia verificar de quem era o tal texto e assim o mal entendido seria esclarecido.

Apesar de alegar que o crédito estava correto, não adiantou nada. Meu texto não tinha nada de mais. O outro texto que o moderador disse que havia no portal com o mesmo assunto foi fruto de uma denúncia que minha irmã fez contra uma empresa de alimentos na qual encontramos no seu produto bichos no pacote. Esse texto de denúncia estava assinado por ela, inclusive ela estava em contato com a empresa. Neste meu texto censurado pelo portal não havia nem nome da empresa e nem era uma denúncia. Era um alerta aos consumidores. Portanto, não havia motivo para ser censurado.

Acredito que o que motivou a censura foi o medo de ser processado pela empresa, mas isso o moderador não assumiu. Se tivesse feito, com certeza entenderia. Sem problemas.

O ruim dessa história é que fiquei com fama no portal de mal intencionada e tudo ficou por isso mesmo. Afinal, não queria me expor por conta de um mal entendido em um portal colaborativo. No final pedi que o moderador apagasse meus textos que ainda estavam no ar e desisti de participar.

O segundo caso foi também com outro portal colaborativo, fiz o texto e coloquei lá. Nesse portal os textos passam por moderação e são aprovados ou não. Fiz o texto e esperei que o moderador aprovasse. Mas pela minha surpresa não foi isso que aconteceu. Quando fui verificar havia uma mensagem que eu editasse o texto conforme as regras do portal e enviasse novamente para moderação. Refiz o texto e mandei para moderação. Isso aconteceu umas cinco vezes. E nada do texto ser aprovado. Novamente sem explicações sobre o que havia de errado no texto eu acabei desistindo.

Não irei participar de comunidades e portais que se dizem colaborativos, mas que censuram textos. Nunca foi censurada em toda a minha vida e não será nesses meios que irei passar por isso. Quero liberdade de expressão. Não posso compactuar com comunidades que censuram e banem seus colaboradores sem a menor consideração.

Não entendo qual é a dificuldade em entrar em contato comigo e me explicar o porquê do texto ser rejeitado. É muita falta de respeito.

Isso para mim é, e sempre será censura. E censura e internet não combinam.

One Comment leave one →
  1. 8 de Fevereiro de 2011 12:34

    Veremos até onde vai sua liberdade de expressão e se vai publicar aqui o meu comentário sobre os fatos.
    1 – Você assinou dois textos como se fosse outro AUTOR. Se você copia um texto da ELIANE CANTANHEDE no teu blog vc não assina como se ela estivesse escrevendo lá, não é mesmo? Você assina com O SEU PRÓPRIO NOME e depois coloca a fonte e créditos necessários. Para ama jornalista isso deveria ser mais claro que água limpa.
    2 – Você não havia sido banida ou expulsa como diz, mas como no forum pediu para que tirássemos seu acesso, foi feito. Estávamos discutindo o fato, mas como você antecipou a discussão, nem foi mais preciso.
    3 – O fato nos serviu para que coloquemos nas regras que NÃO SERÁ PERMITIDA A POSTAGEM DE TEXTOS SEM A IDENTIFICAÇÃO CORRETA DO AUTOR. Uma regra ridícula, mas que será necessária para que as pessoas não confundam liberdade de expressão com postagem anônima.
    4 – A sua irmã, mandou email dizendo que a empresa havia entrado em contado com vocês, citando o Portal, pedindo desculpas e pedindo que retirasse o conteúdo do ar. Disse isso no forum pra você, se você não leu essa parte, volte lá e veja.
    5 – Os únicos que sabiam que o texto era seu eram eu, que recebo as informaçÕes das postagens e você, já que você usou um nome INEXISTENTE e DESCONHECIDO pela comunidade. Não apenas eu, mas todos os usuários do PORTAL tem o DIREITO DE SABER QUEM ESTÁ POSTANDO E O QUE ESTÁ POSTANDO.
    O Portal é LIVRE para todos aqueles que desejem compartilhar seus textos e opiniões PRÓPRIAS. Não haverá espaço para denúncias anônimas, textos anônimos e etc.
    Temos quase 100 pessoas que escrevem lá, e todas têm sua própria identificação com login e senha, não ocorreu nenhum outro caso de uso indevido. Todos entenderam que têm sua responsabilidade sobre o que escrevem e por isso, devem se identificar corretamente.
    Não respeitar isso é não respeitar uma comunidade que vai se formando de forma livre e horizontal e que precisa da consciência de todos para que continue funcionando.
    Meu email está posto aí, quem ainda tiver alguma dúvida, só entrar em contato.
    O desenrolar dos fatos também está disponível, PUBLICAMENTE, em nosso forum, já que a moça que postou textos em nome de outra pessoa não se conteve em esperar dois dias por uma resposta e abriu a discussão aberta por lá. Fiquem a vontade!

Deixe uma Resposta

