Skip to content

Presidenta comemora cumprimento da primeira promessa de campanha

4 de Fevereiro de 2011

Fonte: Blog do Planalto

Presidenta Dilma Rousseff discursa em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto que contou com ministros, parlamentares e empresários do setor farmacêutico. Foto: Domingos Tadeu/PR

O início da tarde desta quinta-feira (3/2) foi definido pela presidenta Dilma Rousseff como o momento de honrar um compromisso assumido durante a campanha eleitoral. Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a presidenta anunciou o início da distribuição gratuita de medicamentos contra hipertensão e diabetes por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular, medida que beneficiará mensalmente 960 mil pessoas.

“Eu decidi que é um dever do Estado brasileiro proporcionar a todos as condições de acesso regular e seguro aos medicamentos requiridos. Hoje, no momento em que meu governo completa um mês, eu tenho a satisfação de honrar esse compromisso que eu assumi”, comemorou.

Ouça abaixo a íntegra do discurso da presidenta Dilma Rousseff na cerimônia de anúncio de medicamentos gratuitos.

Baixar arquivo mp3

Ao apontar dados referentes às duas doenças, a presidenta enfatizou que desde que tratados, os portadores de diabetes e hipertensão podem levar uma vida normal e ativa e que, nesse sentido, o governo trabalha para que o tratamento não seja interrompido. Além disso, lembrou a presidenta, a distribuição de tais medicamentos por meio da rede de farmácias particulares irá desonerar o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essas duas doenças prejudicam cada vez mais a saúde de homens e mulheres em nosso país. Em 2009, para a gente ter uma ideia, elas juntas foram responsáveis por 34% do total de óbitos no Brasil. Cerca de 30% da população adulta nem sabe que possui diabetes ou hipertensão”, afirmou.

Após a cerimônia, a presidenta Dilma Rousseff concedeu uma rápida entrevista aos jornalistas e afirmou que “no primeiro mês [de governo] foi muito trabalho e acredito que é uma indicação da quantidade de trabalho que terei nos próximos”.

Ouça abaixo a íntegra da entrevista coletiva concedida pela presidenta Dilma Rousseff após cerimônia de anúncio de medicamentos gratuitos.

Baixar arquivo mp3

Portaria — O evento marcou também o anúncio do credenciamento da drogaria de número 15 mil no Aqui Tem Farmácia Popular, que atualmente beneficia, por mês, cerca de 1,3 milhão de pessoas em todo país. Na ocasião, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou a portaria que regulamenta a distribuição gratuita de medicamentos para hipertensão e diabetes, bem como estabelece o prazo máximo — até o dia 14 deste mês – para que as farmácias conveniadas se adaptem às novas regras.

De acordo com o Ministério da Saúde, o orçamento anual do programa Aqui Tem Farmácia Popular é de R$ 470 milhões, e o impacto dessa nova medida será definido com base nas informações do sistema de gerenciamento do programa.

Presente em mais de 2,5 mil municípios, o programa Farmácia Popular foi criado em 2004 com o objetivo de oferecer medicamentos essenciais a um baixo custo para a população, melhorando o acesso e beneficiando uma maior quantidade de pessoas. Os medicamentos podem ser adquiridos na rede “Aqui Tem Farmácia Popular”, onde o cidadão deve apenas apresentar um documento com foto, CPF e a receita médica para ter acesso ao benefício.

One Comment leave one →
  1. Cardoso Ponte permalink
    16 de Fevereiro de 2011 0:02

    Presidenta Dilma – SUGESTÃO – FALTA ATITUDE DE GESTÃO NO NOSSSO PAÍS-
    “Bonita frase” PAÍS RICO É PAÍS SEM PROBREZA”, a qual poderia perfeitamente redondá, assim:” PAÍS RICO É AQUELE DE NAÇÃO SEM FOME”. Sem fome de emprego, de justiça social, de segurança e de gestores que mostram atitudes e deixem escrita uma história que marque uma saudade. Visto que temos tudo para ser uma grande Nação e, infelizmente, não somos. Aqui em Fortaleza no Estado do Ceará, por exemplo, temos pela segunda vez a incompetência da segunda gestora municipal do PT, mas vale lembrar, que quando parlamentar era esta Prefeita, era uma fiel defensora das classes menos privilegiadas economicamente, agora temos a mesma parlamentar trajada de gestoras municipal da quinta maior cidade do país, a cidade de Fortaleza e, que até agora parece que essa tal prefeita estar administrando há mais SEIS anos uma cidade interiorana bem do sertão nordestino, bem atrasada, como assim fosse á cidade menos desenvolvida do Brasil. Será meu Deus, que a nossa Presidenta Dilma apenas irá gerir o nosso Grande Brasil como assim estivesse sendo uma relevante e valiosa Ministra da Casa Civil ou ela vai ainda começar a administrar o Brasil dando início da marca e perfil de sua raça e gestão com decisão bem arrojada em benefício da população da segunda e terceira idade, principalmente, nas áreas da saúde, segurança, trabalho e renda. Aguardo por decisões ministra, ou desculpe Presidenta Dilma Roussef.
    Fco.Cardoso Ponte Jr.
    Fortaleza/Ce.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: