Skip to content

Blogueiro progressista também erra

6 de Janeiro de 2011

Bom, acho que está na hora de pôr os pingos nos “is”. Tenho visto muitos erros e acertos dos blogueiros progressistas, confesso que mais acertos do que erros. E todos nós podemos errar e é claro, aprender com os erros.

Não estou aqui para julgar ninguém, por isso, não vou citar nomes. Sei que durante vários meses trabalhamos juntos com o objetivo de desmascarar o PIG, o Serra e eleger a primeira mulher presidente (vale lembrar que nem todo blogueiro progressista apoiou a Dilma), e isso já nos mostra que somos diferentes e muitas vezes divergentes.

O que penso é que não podemos em hipótese alguma nos igualar ao PIG aniquilando reputações e fazendo lixamentos públicos.

Me parece que alguns blogueiros acabaram caindo nessa mesma armadilha: atiram primeiro e depois procuram saber se o morto tinha culpa.

Muitas vezes tiram conclusões precipitadas. Veja um exemplo: os  documentos vazados do WikiLeaks, temos que ser críticos,  essas informações  podem ter fundamento ou são visões de mundo e interpretações dos embaixadores? Não sei dizer, mas leio com muita ressalva, porque minha sábia avó dizia: quem conta um conto, aumenta um ponto.

Outros ao invés de se abrirem ao debate criam histerismo coletivo no twitter e vira a maior confusão, ninguém se entende, pois em 140 caracteres, vamos combinar, não dá pra fazer nenhuma discussão aprofundada e fundamentada. A quantidade pequena de texto pode dar margens as interpretações equivocadas. Então o melhor é ter calma nessa hora.

Há alguns meses tenho pensando em escrever este post, porque temos que deixar nossas vaidades (isso todos nós temos, uns mais outros menos, caso contrário, não estaríamos nos expondo na net) de lado e discutir os assuntos com igualdade, argumentação e com diplomacia sem levar para o lado pessoal.

Não é porque o blogueiro é famoso e tem grande acesso que ele está certo e não é porque o blogueiro tem pouco acesso que ele também está certo, o mais importante na minha opinião é ler de forma crítica, pois existem também exageros e vaidades, acertos e erros, verdades e boatos, tem de tudo um pouco, e cada um tem sua visão de mundo.

A gente é gente que pensa, que sofre, que muitas vezes não gosta de ser criticado e que se incomoda com opiniões que não são iguais as nossas, enfim, faz parte, o legal da internet é justamente isso: a diversidade.

Nem sempre o que é publicado nos blogs é verdade, pois para mim não há verdade absoluta e sim relativa, que são as nossas verdades, aquelas que nós criamos, baseadas em nossas visões do mundo, em nossas convicções pessoais, ou seja, são verdades que são apenas nossas, e não precisam ser necessariamente a mesma verdade que a sua.

O mais importante que tenho a dizer é:  leia os blogueiros progressistas de forma crítica, pois eles também erram, assim como eu e como você. 

O mais legal de tudo isso é que  ninguém é dono da verdade ou da internet. Muito melhor assim!

E todos podem contribuir para termos um país realmente democrático e aberto para o debate.

Participe você também abra seu blog e crie sua conta no twitter!

One Comment leave one →
  1. 7 de Janeiro de 2011 9:40

    Erra e erra muito! Uma coisa tão simples e muito blogueiro que se diz “progressista” não entende: DIVERSIDADE. Pelas reações deles a críticas e questionamentos, depreendo que são adeptos do “pensamento único”. E da “Lei da Mordaça”! Todo ser humano tem direito a pensar com sua própria cabeça. E tem direito, inclusive respaldado pela Constituição Cidadã, a expressar essa opinião. E a internet, a blogosfera, as redes sociais… estão aí para nos facilitar isso. Já li blogueiro “pioneiro” que justifica o injustificável pelo seu “pioneirismo” na blogosfera… Me lembra Kátia Abreu, Caiado… Chegaram primeiro, botaram cercas, marcos divisórios… e criaram uma espécie de “latifúndio blogosférico”, onde mandam e desmandam… Não tenho paciência, nem saúde, nem estômago pra isso!… Abraços e Viva a Diversidade!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: