Skip to content

Elite cheirosa e preconceito: tudo a ver

16 de Novembro de 2010

Sinto informá-los que sou de São Paulo e faço parte da elite cheirosa e branca dessa cidade. Claro que não podemos generalizar, mas a grande maioria dessa elite está sim contaminada por preconceitos e é claro para mim, que isso começou nas eleições com o Serra e Soninha Francine. Eles importaram o tal Guru que participou da campanha contra Obama e como diz PHA abriu a caixa de pandora recheada de preconceito e fascismo baseado no Tea Party norte-americano.

Além de todo apoio da mídia que em suas páginas de forma sutil ou declarada espalha o mesmo preconceito. Esses dias li um artigo assinado no Estadão extremamente preconceituoso, falava sobre o bairro Higienópolis (do nome higiene, bairro limpinho e cheirosinho), onde os paulistanos ricos querem moram para ficar longe dos pobres (coisa antiga, sempre existiu isso aqui em SP), na Folha foram 2 artigos na quinta e na sexta. A TV Globo, especialmente a GloboNews é um verdadeiro horror aqueles comentaristas! Puro ódio e preconceito!

Sim, a elite paulista sempre foi reacionária, mas agora ficou escancarado o preconceito que nela sempre residiu. Agora parece que "virou moda" demonstrar que é racista, xenofóbico, homofóbico, ou seja, lá o que vier pela frente. Antes essa elite somente manifestava seu preconceito abertamente em festas fechadas, entre amigos e familiares, mas agora isso aflorou e todos acham que podem humilhar e "caçar" pessoas diferentes deles.

Não é questão de maniqueísmo e sim de lei. Preconceito é crime e deve ser denunciado e não podemos nos calar frente a essas atitudes. Não preciso de "puxão de orelhas" caro Fernando, pois preconceito é crime. E não se trata de bem ou mal, e sim de legislação. E se temos que criar leis para dizer que preconceito é crime é porque tem algo de muito errado nessa sociedade. Da mesma forma que você se ofendeu em dizer que a elite é preconceituosa, como você acha que um nordestino se sente quando é chamado de "comedor de calango" e “vagabundo” como um email que recebi essa semana?

Não dá pra negar que a "elite" sempre foi preconceituosa e sempre tentou defender seus interesses, porém o país mudou e agora mais pessoas podem estudar e conseguem um trabalho digno e com bons salários. Mas infelizmente essa elite não mudou, continua com os mesmos preconceitos da época do descobrimento do Brasil, isso é cultural e tem tudo haver com a história do nosso país.

Tenho uma tese de que São Paulo ainda não se libertou de seu passado, da época dos Bandeirantes X Índios, da Casa Grande X Senzala. Ainda hoje temos aqui um voto de cabresto, uma versão mais sofisticada, onde os donos das empresas/fazendas e seus gerentes (classe média/alta) ainda fazem enorme pressão sobre seus funcionários (com apoio da mídia) mostrando que se você votar em partidos de centro-esquerda estarão contribuindo para sustentar vagabundo, como se somente em São Paulo houvesse trabalhadores e os restos dos brasileiros são folgados. Essa visão é totalmente distorcida e a partir dela temos esse tipo de distúrbio social.

Quando você vê TV ou lê jornais parece que São Paulo não tem pobre, favelas ou crianças com fome.

Vivemos numa cidade e estado  inventados pela mídia que nada tem haver com a realidade!

Enquanto acreditarmos nessa mídia e a elite de São Paulo não perceber que o país mudou e que também precisa mudar, se modernizar e perceber que pode ganhar com esse novo Brasil, vamos ter que ficar discutindo assuntos que deveriam ter sido deixados no passado (em 1500) e não deveriam fazer parte do século XXI.

Acho tudo isso lamentável. É impressionante como ainda hoje temos pensamentos tão ultrapassados quanto ao que se refere aos direitos humanos!

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: