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No PSDB é tudo entre amigos, sempre

18 de Outubro de 2010
 

Veja como o mundo é pequeno, mas a ciranda o inverso.
Sérgio Kobayashi, tio de Victor Kobayashi, citado no texto anterior, tem uma vida bastante dinâmica nos governos do PSDB de SP, desde o século passado.

Ele trabalhou na campanha eleitoral de Mário Covas para a presidência, em 1989, e para o governo do estado – 1990, 1994 e 1998. Foi assessor do Covas em sua gestão, um secretário pessoal.
Sérgio Kobayashi foi diretor da Imprensa Oficial do Estado na gestão de Franco Montoro. Depois foi presidente da mesma instituição nos governos de Mário Covas e Geraldo Alckmin.

Atuante como o quê, não poderia ter deixado de passar pela Educação do Estado de São Paulo: ele foi diretor-executivo da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, a famosa FDE. Mas lá pelas tantas deu um problemão na antiga FEBEM e ele vai ser diretor daquilo, para tentar apagar os incêndios. Resolvida a parada, ele quis voltar à FDE, mas foi impossível. Gabriel Chalita havia nomeado o diretor técnico Tirone Francisco Chadad Lanix em seu lugar – daí a profunda admiração que Kobayashi, entre outros do PSDB, tipo José Serra, sente por Chalita. No Diário Oficial estava (e está) Hubert Alquéres, que o substituiu, em 2003. Como ficaria o Sérgio, então?

Oras, em dezembro de 2004, após ter trabalhado na campanha de Serra, este, já prefeito, o nomeia Secretário de Comunicação do Município para promover um sistema mais democrático e eficiente na veiculação de informação para a população. Ele zarpa do cargo exatos 14 meses depois. Motivo? Repare no imbróglio:

… deixou na gaveta a primeira mácula da administração Serra: no exercício do cargo, Kobayashi contratou a empresa de uma antiga sócia, a jornalista Lu Fernandes, e destinou a ela uma gorda fatia dos R$ 30 milhões anuais que sua caneta poderosa controlava.

Lu Fernandes é jornalista de prestígio em São Paulo. Na juventude, militou no Partido Comunista quando a legenda sobrevivia na clandestinidade. Em 1991, abriu o Escritório de Comunicação. É uma empresa de assessoria de imprensa. Há 15 anos, figura entre as maiores do ramo.

Escritório de Comunicação não é a única pessoa jurídica da qual Lu Fernandes detém cotas. Ela também é sócia da Editora Barcarolla. Criada em novembro de 2003, a Barcarolla só saiu do papel efetivamente em março do ano seguinte, mês em que a firma admitiu um novo sócio, justamente Sérgio Kobayashi — cujo prestígio no meio editorial é reconhecido desde quando presidiu a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo nas gestões tucanas de Mário Covas e Geraldo Alckmin.
Cobertor
Em duas oportunidades ao longo de 2005, em maio e em dezembro, a assinatura de Kobayashi chancelou a contratação do Escritório de Comunicação pelas secretarias municipais de Serviços (subprefeitura da Sé, a principal da capital) e de Transportes. Nesta, a empresa atua junto à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e junto à SPTrans — estatal entregue pelo prefeito Serra ao PPS, legenda sucessora do antigo partidão no qual Lu Fernandes militou.
Neste tipo de negócio, detalhes sobre valores são relativamente escondidos. Não há registro de um único centavo saindo do tesouro municipal em direção ao caixa do Escritório de Comunicação. Porque ele é subcontratado pelas agências de publicidade que atendem aos órgãos da prefeitura — Agnelo Pacheco Comunicação no caso da subprefeitura da Sé e Rino Publicidade na área de transportes.
Contatada pela reportagem, a própria Lu Fernandes informou que os dois contratos lhe rendem R$ 112 mil mensais, ou R$ 1,3 milhão por ano — equivalente a 4% do orçamento da prefeitura para a área de publicidade, o que não é pouca coisa. Ela, entretanto, rechaça qualquer menção a tráfico de influência. “Eu fiz todas as campanhas do Serra, sou amiga dele, estranho seria se eu não fizesse nada com o Serra", argumenta. "Além do mais, o Sérgio Kobayashi não era mais sócio da Barcarolla quando me contratou, passou só quatro meses na empresa."
(Continue lendo, que o buraco é mais profundo. Depois leia isto também.)

Quando secretário de comunicação no governo Serra na prefeitura de SP, Kobayashi contratou o Instituto UNIMEP por R$ 1,5 milhão, a cujo presidente chamava de "meu amigo", desde quando estava na FDE. Essa ONG é formada pelo ex-reitor da Unicamp Carlos Vogt, atual secretário estadual de Ensino Superior no governo Serra. De 2001 a 2006 essa entidade firmou diversos contratos sem licitação com o Governo do Estado de SP, no valor total de R$ 90 milhões de reais. (Vide CASO UNIEMP)

Ele tem ONG (OSCIP) própria – o Instituto Paulo Kobayashi (IPK) -, cuja inauguração teve a participação do então prefeito José Serra. Na IPK, o senhor Sérgio Kobayashi aparece como conselheiro consultivo, Victor Kobayashi foi seu fundador e presidente – vale a pena ver este vídeo em que ele aparece como candidato em 2008, é absolutamente pertinente. Esta ONG recebeu mais de R$ 400 mil do governo do Estado e da Prefeitura de SP nos últimos dois anos. Quer o vídeo institucional? Tem aqui.

O profissional Sérgio Kobayashi atualmente é "coordenador de infra-estrutura da campanha presidencial". Sérgio Kobayashi trabalha com o dinheiro da campanha de José Serra.

Tudo entre amigos.

Ler mais: http://namarianews.blogspot.com/#ixzz12i5xRsDY

2 comentários leave one →
  1. Roberto Baron permalink
    18 de Outubro de 2010 10:59

    Verifiquem na página “http://www.facebook.com/note.php?note_id=165641163461557&id=100000280805918” o comentário de Jaqueline Brandão.

    Sugestão: Mostrar e valorizar essas diferenças entre o tempo do FHC e o tempo de Agora.

    Acrescentar a matéria publicada no Bom dia Brasil da Rede Globo, 18 de outubro de 2010, sobre a procura por mão de obra na construção civil, os cursos que estão sendo feitos para qualificar pessoas para trabalhar nesta área, tudo por causa do dinheiro do financiamento, do pac e da decisão acertada da equipe econômica durante a crise financeira.

    Mostre a professora de educação infantil que está trocando a profissão pela construção civil, .. em São Paulo, também mostrada nesta reportagem. Mostre estas coisas nos programas eleitorais do rádio e da televisão.

    Dilma se apresente ao eleitor como a Mulher que está oferecendo oportunidades, concretize a esperança em ações visíveis e palpáveis para o futuro.

    Mas por favor Dilma, mostre isso com uma linguagem do povão, simples, fácil de entender, explique as siglas, tipo o que ocorreu no debate quando se falou de Prouni, e alguém perguntou: O que é esse tal do Prouni, que bicho é esse? Explique que isso é uma bolsa de estudo para estudantes carentes e mostre os números. Quantos alunos da escola pública estão estudando em universidades federais por causa das cotas? Mostre esses números. E Sabes, o Serra quer que apenas os ricos possam estudar e assim o salário ficar baixinho para os pobres.

    Agora Tem patrão fazendo fila na porta do barraco do empregado, isso nunca aconteceu antes, será que queremos que volte o tempo em que existiam filas nas portas das empresas na disputa de um mísero emprego?

    Peça sugestões pro teu colega Lula, ele sabe fazer isso muito bem. Quando falas de privatizações, uso a palavra “vender a preço de banana para favorecer os amiguinhos”.

    No caso do Celular, denuncie o dinheiro que as empresas privatizadas estão desviando para fora do Brasil.
    Este dinheiro poderia ser utilizado, a exemplo da índia, para dar um smartphone de graça para cada aluno das escolas públicas do Brasil. Se não tivessem sido privatizadas, isso seria possível. E o preço das tarifas e da internet via celular? O mais alto do mundo, só porque privatizaram(venderam a preço de banana para os gringos)

  2. 19 de Outubro de 2010 13:44

    Desculpe, Marina, mas estou de mal com você… http://wp.me/pKJQL-2MV

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