Skip to content

Datafolha pode ter induzido as respostas desfavoráveis a Dilma

24 de Setembro de 2010

Fonte: http://www.blogcidadania.com.br/2010/09/datafolha-pode-ter-induzido-as-respostas-desfavoraveis-a-dilma/

Incrível como esse quadro político caótico acaba nos deixando anestesiados. Passou-me batida a forma como foi feita a pesquisa Datafolha divulgada ontem. O fato até me levou, no sábado, a escrever mais um capítulo do Escândalo das Pesquisas.

O questionário que a sondagem mais recente do Datafolha, instituto de pesquisas da Folha de São Paulo, apresentou aos entrevistados foi tão peculiar que até o blogueiro Lauro Jardim, funcionário da revista Veja, comentou, deixando ver que fugiu à normalidade.

Vejam, abaixo, o que escreveu o insuspeito blogueiro.

Pois é…

Para mim, grande parte do resultado do Datafolha de ontem, que a mídia irá alardear sem parar nos próximos dias, resulta de um questionário que, em tese, seria apresentado ao entrevistado depois de dizer quem escolheu para presidente. Todavia, quem garante que a entrevista é feita assim?

Como se não bastasse, o Ibope registrou pesquisa contendo questionário análogo e que deve ser divulgada no fim de semana.

Conforme relatei no post de sábado sobre o assunto, faria uma consulta ao setor jurídico do Movimento dos Sem Mídia para referendar ou não minha suposição de que o questionário em tela teve como objetivo induzir, se não o eleitorado (devido à baixa abrangência populacional da amostragem), ao menos os entrevistados pelo instituto de pesquisas.

O setor jurídico do Movimento dos Sem Mídia já achava que haveria, sim, motivo para reclamação do teor do questionário do Datafolha. Todavia, a possibilidade de esse questionário ter sido usado antes das perguntas sobre intenção de voto por parte dos pesquisadores também me parece pertinente à investigação que a Polícia Federal empreende sobre o mesmo Datafolha e sobre os outros três grandes institutos

A medida começa a ser estudada pelo Movimento dos Sem Mídia mesmo a despeito de que não será possível concretizá-la antes de 3 de outubro. Mas posso garantir que esse possível abuso será investigado mesmo depois da eleição, para que não se repita nunca mais.

O que resta a dizer é que, provavelmente, pesquisa feita sem essa possibilidade de ser usado artifício indutor de respostas poderá mostrar resultado significativamente diferente do captado pelo Datafolha. Em breve teremos tal informação. Se confirmada, haverá reação.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: