Skip to content

Dilma denuncia ma-fé e mentiras da Folha da SP, em campanha para Serra

20 de Setembro de 2010

Fonte: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

Dilma Rousseff protestou contra a má-fé, mentiras, parcialidade e manipulação do jornal Folha de São Paulo. O jornal fez a matéria de má-fé, ignorando informações e respostas passadas por ela, inclusive documentos oficiais, provando a aprovação total das contas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).

O jornal paulista, que trabalha para eleger José Serra (PSDB) usa pareceres preliminares do TCE (antes de ouvir as justificativas e explicações) sem esclarecer ao leitor que a decisão final do tribunal foi pela aprovação total das contas geridas por Dilma, na gestão dela como secretária de Estado do Rio Grande do Sul.

O jornal paulista MENTIU ignorando respostas de Dilma, para produzir material de campanha para Serra na TV

O blog de campanha de Dilma Rousseff desmascara a Folha, publicando as perguntas enviadas pelo jornal paulista e as respostas originais dadas pela campanha de Dilma, que foram ignoradas em clara manipulação, distorcendo completamente a verdade.
Na hora de "ouvir o outro lado" a Folha tapou os ouvidos, e fez a "reporcagem" exalando forte mau cheiro de coisa ardilosamente "planejada" para ser exibida amanhã na campanha de José Serra na TV.

Eis as respostas da assessoria de Dilma:
A Folha de S. Paulo procurou a assessoria da campanha de Dilma Rousseff para falar sobre pontos da gestão da candidata em secretaria do governo do Rio Grande do Sul. O jornal publicou hoje uma série de textos sem todos os esclarecimentos dados pela campanha de Dilma.

Seguem abaixo as perguntas do repórter da Folha de S. Paulo e as respostas completas enviadas pela assessoria. É importante ressaltar que o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) aprovou todas as contas referentes às gestões de Dilma Rousseff à frente da Secretaria de Energia, Minas e Comunicações (1993, 1994, 1999, 2000, 2001 e 2002).
Folha de S. Paulo – Auditorias externas feitas para instrução dos processos no TCE-RS apontam que houve favorecimento à empresa Meta Instituto de Pesquisa em contratos com a respectiva fundação (FEE). A candidata tinha ou tem ligação com os responsáveis pela empresa?

A candidata não tinha e nem tem qualquer ligação com a empresa. As supostas irregularidades foram contestadas, ponto por ponto, em recurso apresentado ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, que lhe deu provimento por unanimidade. Foi demonstrada a correção da modalidade de contratação, através de licitação por tomada de preços com a publicação do edital em jornal, conforme prevê a legislação. As empresas concorrentes encaminharam suas propostas e foi contratada a empresa que apresentou o menor preço, tendo ocorrido inclusive uma redução do preço na assinatura do contrato. Em sua decisão final, de 17 de junho de 1998, o TCE-RS registrou que “as providências adotadas pela recorrente (…) revelaram-se eficazes, tanto que se refletiram positivamente no exercício seguinte (1993)”.

Folha de S. Paulo – Os auditores constataram que 90% do quadro de funcionários nomeados na secretaria desrespeitava a legislação para preenchimento por concurso.
Desde sua criação, sem quadro próprio adequado às suas necessidades, a Secretaria de Energia, Mineração e Comunicações (SEMC) funcionou basicamente com assessorias, cargos em comissão, funções gratificadas e servidores cedidos pelas estatais Cia. Riograndense de Telecomunicações (CRT), Cia. Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e Cia. Riograndense de Mineração (CRM). Esta era a situação quando Dilma Rousseff assumiu, em novembro de 1993.
O índice mencionado pelo repórter refere-se especificamente à Tomada de Contas de 1994.
Nos esclarecimentos que apresentou ao TCE-RS sobre aquela Tomada de Contas, Dilma Rousseff registrou que a cessão de funcionários das empresas estaduais de energia, telecomunicações e mineração era a forma adequada e viável para atender às exigências de funcionamento da Secretaria. Acrescentou que todas as cessões em sua gestão haviam sido autorizadas pelo Governador do Estado.
A propósito desta situação preexistente, ao examinar a Tomada de Contas de 1994 da SEMC, o TCE-RS acolheu o seguinte entendimento do Ministério Público Estadual: “Considerando que a situação em tela se trata de deficiência de ordem estrutural que perdura há longa data, e as procedentes manifestações da Sra. Dilma Vana Rousseff, somos de opinião que a mesma não pode ser responsabilizada”.
Em sua segunda gestão à frente da SEMC (1999 a 2002), Dilma Rousseff solicitou à Secretaria de Administração e Recursos Humanos o provimento de cargos do quadro permanente do Estado (Quadro Geral e Quadro dos Técnicos Científicos) para a Secretaria, que dispunha apenas de dois servidores, e apresentou proposta de reformulação, incluindo minutas de decretos para Estrutura Básica e de Recursos Humanos necessários por Departamentos e Assessorias. Estas iniciativas, bem como a informação de que o Governo do Estado não dotara a SEMC de quadro próprio e que as contratações eram feitas de acordo com orientação expressa da autoridade competente, a Secretaria da Casa Civil, constam da última Tomada de Contas da gestão Dilma Rousseff, acolhida pelo TCE-RS.
O TCE-RS aprovou todas as contas referentes às gestões de Dilma Rousseff à frente da Secretaria de Energia, Minas e Comunicações (1993, 1994, 1999, 2000, 2001 e 2002).

2 comentários leave one →
  1. Laudo Leon permalink
    21 de Setembro de 2010 9:51

    Não sei se tudo o que a Folha diz é verdade, mas como diz o dito popular: “Onde há fumaça, há fogo”. Podem até dizer que a fumaça é sinal de que o fogo está apagando, mas a fumaça também é sinal de que o fogo pode estar apenas começando.

  2. Morgana permalink
    5 de Outubro de 2010 11:53

    Se tudo que a FOLHA DE SÃO PAULO e o jornal O GLOBO, publicasse fosse verdade até daria para acreditar em alguma acusação contra minha candidata, mas como andei pesquisando no google e encontrei uma infinidade de mentiras publicadas, continuo firme no meu voto para Dilma!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: