Skip to content

Quase 30 milhões entraram na classe média durante governo Lula

13 de Setembro de 2010

Você já  viu essa manchete na Folha, Globo, Estadão…?

Cerca de 29 milhões de brasileiros saíram da pobreza entre 2003 e 2009 e integraram a classe média, que representa metade da população do Brasil, de acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Cerca de 94,9 milhões de pessoas, ou seja, 50,5% dos brasileiros, fazem parte desta classe social, cujos salários vão dos 1126 aos 4854 reais mensais (dos 512 aos 2210 euros).

"Nunca a classe média foi tão importante neste país", congratulou-se Marcelo Neri, autor do estudo que foi feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Em 1992, a classe média representava apenas um terço da população, sublinhou o investigador do Centro de Políticas Sociais da FGV, acrescentando que as desigualdades sociais "diminuíram desde 2001".

De 2001 a 2009, a receita per capita de 10% dos brasileiros mais ricos aumentou 1,49%, ao passo que as receitas dos mais pobres progrediram 6,79% por ano.

A população mais rica representa 20 milhões de brasileiros (10,5% da população), mas detém 50% das receitas, o que faz do Brasil um dos dez países onde há mais desigualdades em todo o mundo, afirmou Neri.

No entanto, a classe média concentrava 46,2% do poder de compra dos brasileiros em 2009, ultrapassando os mais ricos, com 44,1%.

"O tamanho do bolo brasileiro cresce mais rápido e com mais fermento entre os pobres", disse o investigador, acrescentando que, se o crescimento do Brasil continuar inferior ao da China ou da Índia, a sua qualidade é, "sem dúvida, melhor".

Isto porque, no Brasil, esse crescimento faz-se acompanhar de uma queda constante das desigualdades sociais, o que não é o caso nos outros dois países, explicou Neri.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: