Skip to content

As mentiras do PIG sobre o caso Erenice Guerra, Ministra-Chefe da Casa Civil

13 de Setembro de 2010

A repercussão que esqueceu a denúncia
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-repercussao-que-esqueceu-a-denuncia#more

Enviado por luisnassif, seg, 13/09/2010 – 13:06

Está gozadíssima a repercussão da tal denúncia da Veja, sobre os R$ 5 milhões que teriam sido pagos de propina para a MInistra-Chefe da Casa Civil, Erenice Guerra.

Como funcionam esses esquemas de fogo de exaustão da mídia? Um primeiro veículo solta a denúncia. Nos dias seguintes, os demais repercutem a denúncia e publicam matérias de apoio sobre outros temas envolvendo o personagem, muitos deles insignificantes, mas que servem de reforço para manter a denúncia em evidência.

A tal denúncia da Veja foi abatida em pleno vôo, por erros técnicos clamorosos:

1. Tratou o consultor da empresa que prestava consultoria como dono dela – a tal Via Net. O repórter não cuidou sequer de levantar o cargo correto.

2. Publicou um contrato padrão de assessoria – onde constava a "taxa de sucesso"  de 6% – e não cuidou do básico: ler o objeto do contrato. A taxa se referia a eventuais financiamentos captados pela empresa de assessoria. O repórter aplicou o percentual sobre o total dos contratos da empresa junto aos Correios e apresentou como prova o contrato que o desmentia.

3. Tratou como suspeito o texto que fala que o assessor deve representar a assessorada em órgãos públicos e privados, mantendo regras éticas – texto padrão de qualquer contrato de assessoria.

4. No domingo, a Folha informou que a ANAC tinha renovado a concessão da empresa MTA, mesmo tendo parecer contrário de toda a diretoria. Mais uma barriga: o veto estava ligado apenas ao fato de faltarem documentos; depois de apresentados, a renovação ocorreu.

5. Durante todo final de semana, o repórter da Veja ficou acenando com a existência de gravações que comprovariam suas "denúncias". Truco! Quem tem mostra.

Conclusão: a repercussão ficou uma mula-sem-cabeça, apenas com as matérias de apoio, porque a denúncia principal (a tal propina de R$ 5 milhões) desapareceu completamente das matérias, -com a honrosaexceção do repórter Leandro Colon, da sucursal do Estadão em Brasilia, que continuou mencionando a informação furada da Veja.

Todas as matérias de apoio levantam a relevante informação de que, na cidade em que o maior número de postos de trabalho é no serviço público, parentes de Erenice também são funcionários públicos, alguns com cargos comissionados – uma noviddade tão grande quanto dizer que na família de Lula tem outros metalúrgicos.

Advertisements
One Comment leave one →
  1. Elinton permalink
    13 de Setembro de 2010 18:40

    É o bom e velho PIG, aprontando das suas. O que eu acho mais engraçado nisso tudo, é o fato de que o suposto denunciante de todo esse conto da carochinha, veio a público no mesmo dia desmentir a denúncia. Coincidência ou não, a imprensa esquece de mencionar esse “pequeno detalhe”. Se não há denunciante, não há denúncia, se não há denúncia, o assunto está encerrado. Quem denuncia, prova, se não prova, a denúncia é nula, o assunto está encerrado. A “Óia” é nojenta, me dá engulhos. Acredito tanto nela como no papai noel, fada do dente, coelhinho da páscoa, meio-grávida… quem lê essa porcaria já é pró-serrista, e não precisa de mais nenhum motivo pra votar naquele boçal. Eu achei q o psdb havia chegado ao fundo do poço com Alckmim, mas pelo visto, ainda tem força para cavar um pouco mais. Toda essa boataria, esse disse-que-me-disse, só deixa a população cansada, e isso só prejudica o própria zé. Jogar esterco no ventilador não ganha mais eleição, em 20 anos muita coisa mudou, graças a Deus. psdb, mídia nojenta, zé, um pedido encarecido: parem de subestimar a minha inteligência e a do povo deste país, que se dependesse da sua vontade, ainda não teria acesso a informação verdadeira, que lhes possibilita distinguir fofoca, de verdade. Hoje, o povão tem PC e internet em casa, e não fica só com a opinião oficiosa e parcial de vocês. Agora os blogs limpos estão lotados de serristas ensandecidos, loucos por sangue. Estes são os mesmos que postavam seus comentários no início da outra estórinha ridícula da receita, que a todo custo tentaram vincular a futura presidente, e conforme deram-se conta que aquilo era uma grade balela, desapareceram. Chega 3 de outubro, para acabar com essa hipocrisia, e varrer esse lodaçal. Apresente provas PIG, a população não aceita mais só boatos. Gastaram toda a munição agora, como ficaria (pois não vai haver) o segundo turno? O povo põe no mudo quando tu fala, ô coisa ruim. Dilma, 13, presidente, Brasil forte respeitado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: