Skip to content

Folha de José Serra diz que não apoia nenhuma candidatura

19 de Julho de 2010

Fonte: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com

Só pode ser piada, e é.
A Folha de José Serra (jornal Folha de São Paulo), publicou artigo sobre "princípios editorais" na cobertura eleitoral. Entre as pérolas diz:
Diferentemente do que ocorre em jornais de outros países –como nos Estados Unidos, onde o "New York Times" publicou o editorial "Barack Obama para presidente"–, a Folha não apoia nenhuma candidatura.
Em um ambiente político polarizado, princípios editoriais bem definidos tornam-se balizas que ajudam o jornal a manter-se equidistante das campanhas, fazendo uma cobertura isenta sem perder o tom crítico.

Rárárárá……Rárárárá……
Como pode falar de cobertura isenta a Folha que:
– publicou ficha falsa da Dilma, e depois de desmentida, saiu pela tangente? E ainda por cima não publicou a ficha verdadeira do ex-marido de Lina Vieira, ex-ministro de FHC e que responde à processo junto com a família de Sarney?
– a Folha que não publicou o documento que prova a antiga sociedade da filha de Serra com a irmã de Dantas, dizendo que não tinha como comprovar a veracidade, quando nós, aqui mesmo neste blog, provamos como autenticar a veracidade do documento, acessando os arquivos públicos na internet do governo da Flórida.
– por não noticiar escândalo de corrupção que acontece em São Paulo como escândalo, ajudou a engavetar as mais de 70 CPI’s dos governos demo-tucanos paulistas.
– se deixa pautar, colocando em manchete de primeira página qualquer declaração de um senador da oposição, e dando "direito de resposta" minúscula a um governista na seção de cartas.
– etc, etc, etc…
Em outro trecho do artigo, a Folha demo-tucana continua enunciando "seus princípios":
O pluralismo, por sua vez, não poderia resumir-se na busca formal pelo "outro lado". Deveria, mais que isso, "renovar-se na busca de uma compreensão mais autêntica das várias facetas implicadas no episódio jornalístico".
Onde está a compreensão da faceta dos professores da APEOESP na greve em São Paulo? Onde está faceta dos policiais paulistas honestos em suas queixas contra os péssimos salários e condições de salários? Onde está a faceta da população desabrigada do Jardim Pantanal? Onde está a compreensão da faceta do MST no conflito com a Cutrale? A Folha só dá destaque a versão oficial e ao que diz Kassab, Serra, Alckmin e Goldman.
Como pode haver compreensão de várias facetas, com uma redação composta por jornalistas demo-tucanos, que expressam a cultura e a "côrte" da elite paulista?
Quer mais demo-tucanismo do que fez Eliane Cantanhede, na cobertura das "massas cheirosas" de Serra?

No fim do artigo, Suzana Singer, ombudsman da Folha, confirma o que todo mundo sabe. A percepção geral da população sobre o jornal:
"A maioria das reclamações políticas que recebo é sobre uma suposta proteção ao candidato do PSDB. Mas tem muita gente que acha o contrário, que a Folha é petista".
Fosse um jornal isento de fato, as reclamações seriam equilibradas.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: