Skip to content

Por que não voto no Serra

7 de Junho de 2010
 

Não fosse apenas por coerência política – sempre votei nos candidatos do PT, na legenda do PT, mesmo não sendo exatamente um petista, porque nunca me filiei ao partido, nunca fui a um comício do partido, nunca participei da vida partidária – teria razões de sobra para não votar no ex-governador paulista, senhor José Serra.

E não é porque não simpatizo com sua figura pouco carismática, com seu jeito de fazer política. Até mesmo respeito sua história, seu “esquerdismo” do passado, sua luta contra a ditadura. Há outras razões, mais profundas, ligadas à minha própria experiência de vida e também ligadas à minha ideia de política, no sentido mais amplo do termo.

Razões políticas. Digo e repito: o PSDB, embora surgido de uma dissidência do PMDB, uma dissidência elitista em termos intelectuais, o que lhe traz algum desabono, a despeito de toda a mídia paulista, deveria ser um partido à direita do PT, mas à esquerda, bem à esquerda de toda aquela canalha que governara o País durante a ditadura.

Aqueles que representaram sempre a direita mais tradicional, mais raivosa e assassina, aqueles que defenderam os milicos que prenderam, torturaram e fizeram desaparecer centenas de brasileiros que ousaram contrariar suas ordens ou, simplesmente, emitiram qualquer tipo de opinião contrária àquela gente de farda que se dizia representante do Exército brasileiro, mas que era apenas sua facção mais estúpida e sanguinária.

No entanto, o PSDB aliou-se, sem nenhum pudor, à ARENA, ou melhor, aos herdeiros da ARENA, hoje reunidos sob a ridícula e inapropriada sigla DEM, como se o fato de se chamarem de democratas enganaria (e até tem enganado a alguns) aos trouxas que os considerariam realmente democratas (deveria haver uma lei impedindo que o termo democracia fosse assim tão achincalhado).

Que fizessem alianças com qualquer outro partido – mesmo com os mais fisiológicos –, menos com essa direita que come pelas bordas e sempre soube impor aos governos tucanos um viés liberal de triste memória, com programas privatistas que diminuíram o poder do Estado e não resolveram o problema de distribuição de renda, porque sua economia é voltada para o mercado do mais forte e a favor do capital internacional sabidamente predador.

Razões mais do que pessoais. Primeira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o cacique-mor da tucanada, o homem que, mesmo longe do poder, ainda deseja dar as cartas e o consegue, com a arrogância que caracteriza seu caráter. Como presidente, FHC governou o País durante apenas dois anos e nesses dois anos, sua obra mais meritória foi a compra da reeleição, mesmo enterrando a economia brasileira, mesmo quebrando o Brasil e colocando-o de joelhos frente ao capital internacional, com a venda de estatais e com a subserviência ao FMI.

Nos seis anos seguintes, para tentar consertar as bobagens dos dois primeiros anos, manteve o País na pior recessão que se podia desejar, com o empobrecimento e quase desaparecimento das classes médias e sua inserção nas fronteiras da miserabilidade. Para os miseráveis, então, a condenação a uma situação sem saída, com o desemprego chegando às raias do loucura.

E com o desemprego, chego à segunda de minhas razões pessoais: meus filhos. Entravam eles exatamente neste período na idade de começar a trabalhar. Mas, onde achar empregos decentes, onde os caminhos para a realização pessoal que eu, mesmo vivendo no período mais negro da ditadura, encontrei nos anos sessenta e setenta? Nem a estupidez econômica dos milicos conseguiram impor ao País tal situação de desespero. Porque, sem uma economia saudável, não há empregos e sem empregos, não há futuro. FHC foi o nosso mais bem acabado “exterminador do futuro”. Acho que não preciso dizer mais nada sobre o desespero de um pai – e eu sou apenas um entre os milhões de desesperados – que vê seus filhos sem perspectiva de vida.

E o José Serra com isso? Bem, nada indica, nas ideias expressas pelo ex-governador, que ele seja diferente de tudo isso que eu disse acima, pois seu partido continua pregando as mesmas políticas da desastrada era FHC, e suas alianças continuam fundadas nos mesmos pilares podres do DEM, essa excrescência de políticos e empresários nazifascistas que insiste em permanecer em nossa política, agora devidamente travestidos de democratas – os lobos na pele de cordeiro, para usar a gasta metáfora.

Por isso, não posso, não devo e não vou, de forma alguma, nem que seja ele o último político sobre a face da Terra, votar em José Serra para presidente. E ficarei muito, muitíssimo insatisfeito, depressivo mesmo, se ele ganhar as eleições, para inaugurar mais uma era de políticas liberais e entreguistas nesse País. E, quiçá, com mais desemprego e mais miséria.

10 comentários leave one →
  1. Yacov permalink
    21 de Junho de 2010 15:33

    Tirou as palavras da minha Pena, companheiro!!! o PSDB – Promovendo o Sub Desenvolvimento do Brasil, foi a pior coisa que nos aconteceu nos últimos 50 anos, incluindo a ditadura, pois acho que esses bandidos “lesa-pátria” empurraram mais gente para a marginalização e mataram mais gente de fome e desespero do que os próprios milicos com toda a sua truculência.

    “O BRASIL DE VERDADE não passa na gLOBo – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS”

  2. FELIPE permalink
    26 de Setembro de 2010 23:23

    A primeira medida que a nossa futura PRESIDENTA deve tomar é fechar a globo e a veja! não dá pra governar em meio a um poder paralelo, sabotando o tempo todo, ainda por cima com o apoio de uma elite e uma classe média em ascenção, querendo e aspirando aburguesia a todo o custo e os seus delírios materias, cheia de atrativos típicos da elite econômica. Hora, Brizola já dizia se caso eleito, nada pudesse fazer para cersiar a globo de alguma forma, chamaria o então vivo na época, senhor Roberto Marinho e daria a cadeira do presidente para ele sentar.

  3. ricardo permalink
    5 de Outubro de 2010 18:03

    Quem foi o imbecil q escreveu esse texto? Tendencioso!

    • Boizinho Verde! permalink
      19 de Outubro de 2010 14:46

      Apelar para a falta de educação é próprio desses aspones de Serra e FHC. Traga argumentos e fomente a discussão civilizada Sr. Ricardo!

    • Julio permalink
      1 de Novembro de 2010 22:08

      Mais imbecil é quem vem ao blog para agredir alguem aquí.Meu amigo vá fazer fazer algo de útil na vida,vá estudar que a coisa por seu lado não vai bem.Tenha em mente argumentos decente e seja mais educado!Não se deixe alienar por esse veículo imundo de comunicação da mídia.

  4. Fernando permalink
    7 de Outubro de 2010 14:37

    Não sou partidário do PT, não sou filiado ao PT , não vou aos comícios do PT, não participo da vida partidária do PT…. mas perco meu tempo prá escreer um artigo a favor do PT, mas falo as mesmas asneiras que todos os petistas falam… mostra essa cara, essa sua face dupla, que deve tá vermelha que nem a bandeira do PT de falar tantas bobagens de outros candidatos enquanto os políticos petistas se enchem de dinheiro do povo, cambada de corruptos insaciáveis!!!

  5. Fran permalink
    15 de Outubro de 2010 23:40

    Vale do Rio Doce é a maior empresa privada do Brasil, Defensores da privatização da empresa alegam que a medida foi benéfica, uma vez que hoje ela gera mais empregos ao país e mais impostos ao Governo Federal do que na época em que ainda era estatal (mantém cerca de 60 000 pessoas empregadas, e recolhe 3 bilhões de dólares em impostos ao ano. Em 2008, faturou 38,5 bilhões de dólares e foi responsável por metade do superávit primário do Brasil).
    foram privatizados a maioria bancos estaduais, responsáveis por grande parte do déficit público, e o sistema telefônico brasileiro, que gerava altos déficits, cobrava altos preços, atrasava as entregas e mantinha grande demanda reprimida.

    Não podemos deixar o controle do petróleo do pré-sal com a Petrobras. Essa empresa hoje é uma companhia nacional, mas a maioria das ações, dos donos, é formada por estrangeiros, principalmente americanos. O capital é estrangeiro. Não são eles que decidem, mas são eles que ganham o dinheiro do nosso petróleo. Por isso não podemos deixar o pré-sal com a Petrobras, pois assim vamos enriquecer esses acionistas da Petrobras.

  6. Téo permalink
    22 de Outubro de 2010 20:42

    Nosso país é o oitavo mais rico no mundo.Por que então não somos desenvolvidos.Bem, foi dito neste tópico, a era dos homens fardados de idéias cruéis e fascistas e, a política entreguista de Fernando Henrique Cardoso.Nosso país foi estacionados de forma catastrófica na economia, educação e saúde!Pessoal, não vejam como cabo eleitoral, até porque não sou, me vejam como um estudante -assim como vocês são ou serão- universitário, não votem em José Serra.O PSDB não quer saber do Brasil, só do que ele vai ser beneficiado nesse sentido; ele e os empresários que investiram na campanha dele!O Brasil pode mais, muito mais do que ser um escravo dos EUA, pode ser dono de si mesmo!Sei que pode seguir mudando, se você pensa em votar em Serra, saiba que é porque de tão bom que as coisas estão que não dar para lembrar de quanto estava ruim antes do presidente Lula!

  7. 24 de Outubro de 2010 10:04

    telho 43 anos sou empresário, e sei que durante a minha vida toda
    nunca tive empolgação pela politica, este governo atual acendeu uma coisa que
    governante nenhum teve a CORAGEM e osadia de fazer dar esperança e direção a este pais
    hoje o brasil tem empresários crescendo banqueiros ganhando muito e o povo trabalhando
    com mais entuziasmo e o salário com o poder de compra a cada ano sendo mais real;
    ISSO É CRESCIMENTO E NÃO ENGANAÇÃO

    então amigos vamos ser realistas, as coisas não mudam do dia pra noite.
    temos que atraves de nossos sindicatos (organizados)
    cobrarmos com firmesa o que foram prometidos em campanha;
    pois só assim podemos continuar nessa direção na qual o brasil tá hoje
    progresso e desenvolvimento; porêm não podemos esquecer já mais que progresso
    sem sustentabilidade e valorização a natureza é UM CRESCIMENTO FRAGIL)

    PARA FINALIZAR GOSTARIA DE DIZER QUE PARA GOVERNAR UM PAIS É IMPORTANTE TER CONHECIMENTO, MAIS NADA VALE SE NÃO TIVER VONTADE DE VER ESTE PAIS CRESCER DE VERDADE.

    VOTE EM DILMA, MAIS COBRE DEPOIS AS PROMESSAS DE CAMPANHA
    ESSA É A REGRA.

  8. Brasileiro - SERRA 45 permalink
    27 de Outubro de 2010 17:13

    Não deixe que as pesquisas decidam por você e pelos brasileiros.
    Não deixe que subestimem sua inteligência e o submetam a corrupção, mentiras e a espertezas.
    No próximo domingo vote pela verdade e pelo exemplo.
    Vote e peça votos em Serra Presidente – 45.

    Repasse para seus amigos e parentes.
    Ligue e mande mensagem para eles.
    Você pode decidir.

    Por um Brasil de Verdades.

    SERRA – 45

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: