Skip to content

Serra chama professor manifestante de “energúmeno”

12 de Fevereiro de 2010

Significado de energúmeno:

1. Antq. Pessoa possuída pelo demônio ou que age como um possesso: “Os sineiros, correndo para as torres, puxavam como energúmenos pelas cordas dos sinos…” (Júlio Dinis, Os noviços))

2. Fig. Indivíduo não confiável, por ser desprezível e estúpido; BOÇAL

[F.: Do gr. energoúmenos, pelo lat . energumenos e pelo fr. énergum
Guararapes, SP – Depois de ser vaiado por diversas vezes, o governador José Serra (PSDB) bateu boca e chamou um manifestante de “energúmeno” durante discurso para uma plateia de cerca de 150 pessoas nesta tarde, na praça Nossa Senhora da Conceição, no centro de Guararapes, a 560 km de São Paulo.

O governador participava das solenidades de entrega de 57 ônibus para prefeitos da região quando teve o discurso interrompido por um dos 50 manifestantes do Sindicato dos Professores (Apeoesp) que, com narizes de palhaço, faixas e cartazes, promoviam um apitaço para criticar a política educacional do governo do Estado.

No momento em que pedia ajuda dos prefeitos para instalação de uma rede de hospitais para atendimento de portadores de deficiências físicas, Serra, cortado por gritos de um manifestante que caminhava em direção ao palanque, disparou: “Este energúmeno que está gritando é contra o atendimento dos cegos, é contra os deficientes físicos, é contra os ônibus escolares, é contra o Acessa São Paulo, é contra tudo e todos e é contra a maioria que está aqui”, discursou o governador, sendo aplaudido.

O tucano emendou: “Este energúmeno é um sujeito que certamente nunca teve um parente com deficiência física para ficar tripudiando essas pessoas desta maneira”, completou o governador. O manifestante, um homem de cabelos brancos, ainda tentou responder ao governador, mas foi retirado da plateia por policiais que faziam segurança do local.

O bate-boca se deu após o governador ter sido vaiado por diversas vezes pelos manifestantes. Assim que chegou, o governador ouviu os gritos de “Serra nunca mais”, “Pedágio, Pedágio” e “Mentiroso, Mentiroso”. Irritado, respondeu que se tratava de “meia dúzia de gatos pingados da Apeoesp, que na campanha passada queimaram livros, que foram distribuídos para alunos e professores, em praça pública”. “Eles estão em campanha eleitoral, uma campanha que eu não comecei”, afirmou durante o discurso.

2 comentários leave one →
  1. antonio permalink
    15 de Maio de 2010 0:46

    O fato em si é propio da conduta deste despota,eu imagino oque sera deste nosso querido paraiso chamado Brasil, novamente nas mãos desta repuguinante quadrilha denominada PSDB. Quatro ou oito anos safadesas roubo e toda a sorte de malfazejos deste bando é atraso de décadas de desenvolvimento.QUERIDO leitor se voce parou para ler este meu comentário pense bem na hora de votar o Sr Jose Serra só fez merda a frente do nosso estado e município é um verdadeiro tiranossauro representa a banda (P) da política atual (podre) o recado foi dado juizo moçada.

  2. João Vieira filho permalink
    7 de Agosto de 2010 0:07

    Espero que os paulistas no particular e o Brasil como um todo, na hora de votar, não percam de vista no que deu nos vinte anos de PSDB – Partido da Suprema Demagogia Brasileira em São Paulo. Percebam que as enchentes recorrentes não foram sequer objeto de uma tentativa de resolução. A última mesmo foi uma demonstração de profundo desrespeito ao estado. Como pode alguem votar em enganadores como SERRA e seus pares. Quando estavam governo no Brasil, nem mosca procriava, em SP nem se fala. Fico perplexo de ver o mau caráter do Alkimin tão bem colocado nas pesquisas, será que o paulista é masoquista.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: