Skip to content

Corrupção no governo FHC: Primeiro Ato

11 de Fevereiro de 2010
Publicado em 08/06/2009 por Roder

Fonte: http://quemtemmedodolula.wordpress.com

fhc-ujs[1]Conivência com a corrupção: O governo do PSDB tem sido conivente com a corrupção. Um dos primeiros gestos de FHC ao assumir a Presidência, em 1995, foi extinguir, por decreto, a Comissão Especial de Investigação, instituída no governo Itamar Franco e composta por representantes da sociedade civil, que tinha como objetivo combater a corrupção. Em 2001, para impedir a instalação da CPI da Corrupção, FHC criou a Controladoria-Geral da União, órgão que se especializou em abafar denúncias.

O que é? A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão do Governo Federal responsável por assistir direta e imediatamente ao Presidente da República quanto aos assuntos que, no âmbito do Poder Executivo, sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.

A CGU também deve exercer, como órgão central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a orientação normativa necessária.

A Controladoria-Geral da União (CGU) foi criada no dia 2 de abril de 2001, pela Medida Provisória n° 2.143-31. Inicialmente denominada Corregedoria-Geral da União (CGU/PR), o órgão é vinculado diretamente à Presidência da República. A CGU teve, originalmente, como propósito declarado o de combater, no âmbito do Poder Executivo Federal, a fraude e a corrupção e promover a defesa do patrimônio público.

Quase um ano depois, o Decreto n° 4.177, de 28 de março de 2002, integrou a Secretaria Federal de Controle Interno (SFC) e a Comissão de Coordenação de Controle Interno (CCCI) à estrutura da então Corregedoria-Geral da União. O mesmo Decreto n° 4.177 transferiu para a Corregedoria-Geral da União as competências de Ouvidoria-geral, até então vinculadas ao Ministério da Justiça.

Durante o governo Lula, a Medida Provisória n° 103, de 1° de janeiro de 2003, convertida na Lei n° 10.683, de 28 de maio de 2003, alterou a denominação do órgão para Controladoria-Geral da União, assim como atribuiu ao seu titular a denominação de Ministro de Estado do Controle e da Transparência.

Mais recentemente, o Decreto n° 5.683, de 24 de janeiro de 2006, alterou a estrutura da CGU, conferindo maior organicidade e eficácia ao trabalho realizado pela instituição e criando a Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas (SPCI), responsável por desenvolver mecanismos de prevenção à corrupção. Assim, a CGU passou a ter a competência não só de detectar casos de corrupção, mas de antecipar-se a eles, desenvolvendo meios para prevenir a sua ocorrência.

Desta forma, o agrupamento das principais funções exercidas pela CGU – controle, correição, prevenção da corrupção e ouvidoria – foi efetivado, consolidando-as em uma única estrutura funcional.

Fonte: http://www.cgu.gov.br

2 comentários leave one →
  1. Giovana permalink
    20 de Setembro de 2010 13:57

    Na verdade gostaria de saber eu e alguns amigos o que a Dilma pretende fazer com essa formação de cartel que se tornou o exame de Ordem (OAB) no Brasil que movimenta milhões? E sendo a única profissão que mais dificulta os jovens de ingressar na vida profissional com um exame que não consegue aferir caráter e a população sofre com muitos que se dizem profissionais de carteirinha e clonam até cartões de crédito.

  2. tania permalink
    7 de Fevereiro de 2011 19:17

    senhores responssaveis pelo progarama boussa familia
    venho por meio deste email. faser uma denuncia tenho 8 filhos e no qual 5 estudao e sao de menores pago aluguel e minha renda é muito baixa me convocarao pra faser uma tranferencia de mogi das cruzes pra ca no qual seria um recadastramento . mas quando cheguei la um senhor veio faser meu cadastro é ja éra hora do almoço como minha familia sao composta de 9 pessoas tinhas muitos documentos pra ele prencher ele ficou muito nervoso e foi colocando tudo ao teu modo coisas que eu nao disia desde dai cortarao o meu benefio fui la varias veses reclamar mas eles alegao o fato da minha renda ser alta sen do que nao é e posso ate provar se quiserem vir investigarem estou a disposiçao de vcs ja fas quase um ano que nao recebo mas eu so recebia 60 reias eu achava pouco mas ajudava nos meus gastos de agua luz ou um gaz eu pesso encarecidamennte que estudem meu caso com carinho e que Deus os abençoe SEM MAS ME DESPEÇO

Deixe uma Resposta

