Skip to content

O desgoverno de Serra: Notificações de dengue quadruplicam no Estado de SP

9 de Fevereiro de 2010

São Paulo – O número de casos de dengue no Estado de São Paulo em janeiro deste ano quadruplicou em relação ao registrado no ano passado. De acordo com o primeiro balanço de 2010 sobre a doença, divulgado na sexta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde, o número absoluto de casos chega a 1.383, contra 323 em janeiro de 2009. A cidade de São José do Rio Preto, com 502 casos, lidera o ranking de municípios com o maior número absoluto de doentes, seguida por Araçatuba (267) e Ribeirão Preto (246).

Na capital paulista, a secretaria registrou apenas um caso no mês passado. No entanto, os dados dos governos estaduais são tradicionalmente defasados em relação aos das prefeituras. Até ontem, por exemplo, só a prefeitura de Ribeirão Preto já confirmava 804 casos e outros 1.187 sob suspeita, que aguardam resultados de exames laboratoriais feitos no próprio município. Do total de ocorrências confirmadas, 769 são de janeiro e 35, dos primeiros dias de fevereiro. A secretaria estadual recomenda ações de contenção da doença a partir dos casos suspeitos.

O aumento da doença em São Paulo já era previsto pelo Ministério da Saúde, principalmente em razão da volta do vírus tipo 1 da doença no Estado. Segundo divulgou a pasta na semana passada, o sorotipo 1, que circulou pela última vez no País há dez anos, já é predominante no Estado – ele substituiu o sorotipo 2. Isso influencia o aumento do número de afetados, pois muitas pessoas, principalmente crianças, nunca tiveram contato com o agente causador e não estão imunizadas.

Além disso, avaliou o Ministério da Saúde, a alta pluviosidade e as condições de limpeza e saneamento favorecem epidemias. O mosquito transmissor da doença prefere água parada e limpa e o calor atual facilita sua procriação. Procurada ontem, a Secretaria de Estado da Saúde não se manifestou até o fechamento desta edição. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. AE

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: